Codificando: Rastreabilidade de Requisitos - Instrodução

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Rastreabilidade de Requisitos - Instrodução

Fonte: https://goo.gl/Xgceh7


Olá pessoal.

Este é o primeiro post da série em que estarei falando um pouco sobre rastreabilidade de requisitos. Resolvi fazer esse post devido ao fato do meu TCC de graduação ter sido feito nesta área. Então estarei utilizando partes resumidas do meu TCC para demostrar uma maneira de realizar a Rastreabilidade de Requisitos com a utilização da ferramenta de Mapas Mentais.

Por que fazer a Rastreabilidade de Requisitos?

No decorrer dos projetos, os requisitos podem sofrer alterações. Estas podem decorrer de vários motivos, dentre eles, de necessidades que não foram identificadas ou que não foram especificadas corretamente nas fases iniciais do projeto ou até mesmo por novas necessidades de ambas as partes. Como os requisitos estão diretamente ligados aos artefatos do projeto, as modificações devem ser acompanhadas para garantir que todos os artefatos afetados por estas mudanças sejam corrigidos.

A rastreabilidade de requisitos é de grande importância dentro de um processo de gerenciamento de software, pode-se afirmar que facilita a análise de impacto ocasionada por mudanças nos requisitos. Dentro do processo de desenvolvimento de software, aplica-se a idéia de rastreabilidade para encontrar vínculos entre os requisitos e os artefatos gerados durante a execução do projeto, fator este que promove um melhor entendimento das dependências entre os requisitos e artefatos.

Por exemplo, permite que seja identificado de que maneira o requisito modificado impacta no plano de projeto, pois este contém as estimativas de tempo, esforço e custo para o desenvolvimento do projeto, como também outros módulos do sistema que necessitaram que seja realizado modificações. Através destas análises, o gerente de projetos pode realizar negociações com o cliente para que seja possível atender as alterações solicitadas e realizar as modificações necessárias.

O que são Mapas Mentais?

A técnica de Mapas Mentais foi criada por Tony Buzan nos anos 70 a partir das observações que o mesmo fez seus colegas e alunos, onde ele notou que os que utilizavam algum meio para marcar partes importantes de um texto, normalmente tinham um desempenho superior à maioria. Estas marcações facilitavam para as pessoas de encontrarem as partes mais importante do texto durante a leitura.

Esta técnica é relativamente simples. Parte de um tema inicial (nó central), onde a partir dela são criadas ramificações contendo novas idéias e dessas novas idéias podem surgir novas ramificações e assim sucessivamente. Devido a esta estrutura em que os mapas são elaborados, faz com que os mesmos se assemelhem a uma espécie de plano de ação ou imagem. Desta maneira esta técnica utiliza da grande facilidade que o cérebro humano tem em reconhecer imagens a texto.

Por que utilizar Mapas Mentais para realizar a Rastreabilidade de Requisitos?

A resposta para esta pergunta é bastante simples. Porque como visto acima a técnica de Mapas Mentais, facilita que uma dada informação seja encontrada. Assim se você estruturar um modelo de mapa mental para fazer sua especificação de requisitos, onde você possa verificar quais são os artefatos que o requisito afeta, se torna fácil realizar uma comparação entre dois requisito e validar se um pode causar impacto no outro.

Bom este post fica por aqui. Como utilizar a técnica de mapas mentais na rastreabilidade de requisitos vai ficar para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário